Aqueles que olham para as leis da Natureza como um apoio para os seus novos trabalhos colaboram com o Criador.
Pesquisar neste blog
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Wassily Kandinsky
foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo dasartes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.
Na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras desta época, como "murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909) mostram a influência dos Verões que Kandinsky passava em Murnau nessa época, notando-se um crescente abstraccionismo nas suas paisagens. Outra influência nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914.
Kandinsky também escreveu poemas brilhantes, abstratos, que fazem referência a cores e linhas, tais quais surgiam na percepção do artista. Sendo eminentemente vanguardistas, no entanto, seus poemas diferem de tudo quanto foi produzido por qualquer "ismo" em literatura ou poeta vanguardista conhecido, inclusive do trabalho poético de outros artistas predominantemente plásticos, tais como Picasso e Hans Arp, que tenderam a aderir, na escrita, a alguma vanguarda poética conhecida, como o Surrealismo.
fonte: Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sem palavras ofensivas